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21
jan 2019
História do saudoso Trem de Prata

Felipe LucenaPUBLICADO EM 18 DE JANEIRO DE 2019 Não faz muito tempo que o Rio de Janeiro teve um trem que ligava a Cidade Maravilhosa até São Paulo. Luxuoso e histórico, o Trem de Prata deixou saudades. Após mais de quatro décadas operando as viagens de trem entre Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 1991, o trem Santa Cruz fez sua última viagem. Um dos grandes motivos para a pausa dos serviços foram os atrasos e problemas na conservação da via férrea. Com o fim dos serviços do trem Santa Cruz,......

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11
jan 2019
Entidade do setor ferroviário vê problemas no modelo proposto para concessões

Depois de já ter procurado o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Frente Nacional Pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente) encaminhou ao Ministério da Infraestrutura um documento contendo uma série de críticas ao atual modelo proposto para as concessões ferroviárias. A entidade acredita que o processo apresenta “muitas distorções” que poderiam causar prejuízos aos cofres públicos. Na visão da Ferrofrente, houve uma subavaliação nos valores estipulados para a outorga de projetos como o da Norte-Sul, “que já recebeu R$ 16......

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09
jan 2019
Ferro Frente aprova extinção da ANTT, mas alerta para o acúmulo de atribuições da nova “superagência”

A ideia de extinguir a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), juntamente com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e criar a ANT (Agência Nacional de Transportes) é uma iniciativa bem-vinda para entidades que defendem uma política nacional de ferrovias. A mudança está sendo aguardada no formato de Medida Provisória, para os primeiros dias do novo governo. Para o presidente da Ferro Frente (Frente Nacional pela volta das Ferrovias), José Manoel Ferreira Gonçalves, a ANTT não está correspondendo à sua função de regulação e fiscalização. “A agência não está promovendo o......

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19
dez 2018

Para o presidente da associação, José Manoel Ferreira Gonçalves, faltam estudos mais aprofundados que comprovem o interesse público do modelo escolhido para a concessão“Renovação açodada das concessões de ferrovias éum erro que o governo Bolsonaro não pode cometer” Previsto para ser incluído no primeiro pacote de concessões do governo Bolsonaro, que será anunciado na próxima semana, o edital do leilão do trecho entre Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO) da ferrovia Norte-Sul é alvo de críticas de especialistas.Apesar de ser a única concessão de ferrovias do pacote, que inclui leilões de......

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