No Brasil, a democracia é representativa, mas sofre grande influência do poder econômico nos processos eleitorais. Acreditamos que para que a democracia atender aos interesses da maioria é necessária uma participação maior e mais efetiva da população nas tomadas de decisões.

Existem alguns mecanismos que auxiliam a participação popular mais ativa, a exemplo dos conselhos municipais. Tais conselhos são órgãos formados por representantes da sociedade civil e do poder público, e têm como principais funções propor as diretrizes das políticas públicas e de fiscalização.

A maioria desses conselhos, no entanto, é apenas consultiva. Ou seja, não tem poder efetivo na tomada de decisões. Além disso, muitos deles são formados somente por representantes dos setores dominantes da sociedade. Garantir a representação popular, a paridade de gênero e a diversidade nos conselhos municipais é fundamental para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Para promover uma participação popular e efetiva nas decisões políticas, precisamos aumentar o número de conselhos e torná-los conselhos deliberativos.

Para promover uma participação popular mais ativa e efetiva nas decisões políticas do Guarujá, nossas ações são: