Todo apoio ao fortalecimento da Engenharia no processo eleitoral do SEESP

Compartilhe:

Amanhã, 10 de fevereiro de 2021, inicia-se o processo eleitoral que elegerá a Diretoria do SEESP – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo para a Gestão de 2022 a 2025 e a comissão eleitoral que deverá responsabilizar-se por todo o processo eleitoral da Entidade. Processo que definirá os rumos dessa valorosa entidade nos próximos quatro anos.

Entendemos que essa é uma oportunidade de ampliar os esforços da categoria em prol de uma agenda positiva, que traga as mudanças necessárias para que a Engenharia volte a ocupar seu espaço como protagonista nos rumos do país.

Sem dúvida, o SEESP tem importante papel nesse resgate da atividade profissional e na inserção da Engenharia nos esforços em favor de um projeto nacional que garanta mais desenvolvimento econômico e social ao Brasil.

Como dirigente da CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários, gostaria de encaminhar não apenas o nosso apoio ao processo que ora começa, mas também nos colocar à disposição com contribuições iniciais que venham compor a discussão das prioridades do SEESP em sua próxima gestão.

  • Entre elas, destaco 10 pontos:
    • Defender o complexo industrial e tecnológico do país.
    • Defender a licitação e a concorrência em obras de engenharia.
    • Elaborar proposta de estratégia de planejamento para o avanço das políticas de desenvolvimento econômico do país com a Engenharia como protagonista. Lutar pela participação efetiva do Sindicato no desenvolvimento, direcionamento e desdobramento de políticas públicas.
    • Propor maior eficiência na fiscalização do exercício da profissão e das irregularidades na contratação de engenheiros por parte de empresas que oferecem salários abaixo do piso estabelecido em lei.
    • Defender o respeito à Lei 5194/66, artigo 81, bem como da própria Constituição Federal, artigo 14, parágrafo 5º, que não permitem um terceiro mandato para quem já exerceu o cargo durante duas gestões anteriores.
    • Exercer o protagonismo jurídico da entidade, assumindo postura pró-ativa no embate e encaminhamento de leis e normas que afetem a atividade do engenheiro.
    • Propor e defender eleições diretas para todos os cargos de diretoria em todos os órgãos do sistema Confea/CREAs, inclusive da Mútua.
    • Atuar de forma efetiva para sustentar a qualificação e atualização do engenheiro em altos patamares.
    • Valorizar a educação tecnológica continuada e incentivar que ela possa ir além, incorporando preocupações ligadas à cidadania, como o impacto social e ambiental das grandes obras, projetos e intervenções públicas.
    • Defesa da democracia

Devemos enfrentar com união as dificuldades comuns e caminhar com firmeza em torno desses propósitos, com energia, senso de interesse público, devoção à categoria e sinceridade.

A escolha por essa mudança transformadora está ao nosso alcance. Estamos na mesma luta, frente a frente com o que queremos para o futuro do país, com a engenharia impulsionando, descortinando, abrindo novos horizontes.

Com esta manifestação, apresento-me com muito orgulho, como mais um soldado nessa batalha, para enfrentarmos juntos esse desafio histórico.

Bons ventos para o Sindicato!

Bons ventos para a nossa Engenharia!

Engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves
Diretor da CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais
Universitários Regulamentados

Professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, integrante do Engenheiros pela Democracia e presidente da

Ferrofrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email