Rios Livres, Oceano Sem Plástico

Compartilhe:

José Manoel Ferreira Gonçalves
Candidato a prefeito do Guarujá, pelo PSol.

“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros.”

[Iracema – Cap. I] – José de Alencar.

A Luta Contra a Poluição

A poluição por plástico nos oceanos é uma crise global que exige ação imediata e abrangente. A The Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos, tem se destacado nessa batalha, buscando soluções inovadoras para a tecnologia avançada e inovação na limpeza dos oceanos. Mas a solução definitiva para essa problemática reside em unir esforços em diferentes frentes, atuando na inovação e tecnologia avançada para conter a poluição na fonte: os rios.

Tecnologia Avançada e Inovação: Interceptando o Problema na Fonte

A The Ocean Cleanup, desenvolveu o Interceptor, uma barreira flutuante autônoma que coleta o lixo plástico dos rios antes que ele chegue aos oceanos. Essa tecnologia avançada e inovação representa um avanço significativo na luta contra a poluição, pois atua na raiz do problema, impedindo que mais plástico se acumule nos oceanos. Os Interceptores já estão em operação em diversos países, mostrando resultados promissores na redução do fluxo de plástico para os oceanos.

Engajamento Global para um Futuro Sustentável

A The Ocean Cleanup, através de sua tecnologia avançada e inovação, tem demonstrado que a ação humana pode, sim, reverter os danos causados ao meio ambiente. No entanto, para alcançarmos um futuro sustentável, é fundamental o engajamento de toda a sociedade. Governos, empresas e cidadãos precisam assumir responsabilidades e adotar práticas mais sustentáveis, desde a redução do consumo de plástico até a destinação correta dos resíduos.

O Futuro dos Oceanos em Nossas Mãos

tecnologia avançada e inovação, como a desenvolvida pela The Ocean Cleanup, nos oferece ferramentas poderosas para enfrentar a crise da poluição plástica. Mas a mudança real virá do nosso compromisso em mudar hábitos e construir um futuro em que a sustentabilidade seja o centro das nossas ações. Juntos, podemos garantir a saúde dos oceanos para as futuras gerações.

Fontes: As informações contidas neste artigo foram obtidas a partir do site da The Ocean Cleanup, de artigos científicos sobre poluição plástica e de relatórios de organizações internacionais que atuam na área ambiental.

Quem é José Manoel?

José Manoel é pós-doutor em Engenharia, jornalista, escritor e advogado, com uma destacada trajetória na defesa de áreas cruciais como transporte, sustentabilidade, habitação, educação, saúde, assistência social, meio ambiente e segurança pública.

Ele é o fundador da FerroFrente, uma iniciativa que visa promover o transporte ferroviário de passageiros no Brasil, e da Associação Água Viva, que fortalece a participação da sociedade civil nas decisões do município de Guarujá.

Em 2024, José Manoel concorre à Prefeitura de Guarujá, a cidade que o acolheu e que ele defende com incansável dedicação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email