As fontes de energia renovável representam saídas para os desafios ambientais e energéticos que enfrentamos atualmente. Essas fontes são derivadas de recursos naturais não poluentes como a luz solar, o vento e a água, diferentemente dos combustíveis fósseis, que são finitos e causam graves impactos ambientais.
A utilização de energias renováveis contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, que são os principais responsáveis pelo aquecimento global. A produção de energia a partir de fontes limpas não gera poluentes atmosféricos.
O modo de produção capitalista é o responsável pela destruição em larga escala da natureza e, consequentemente, pela crise climática que vivemos. Brumadinho, Mariana, o caso Braskem em Maceió, e o das chuvas que desabrigaram e causaram morte e destruição no Rio Grande do Sul são exemplos dos desastres provocados por esse modo de produção.
As energias renováveis oferecem soluções viáveis para diminuir os impactos ambientais dos combustíveis fósseis e promover a segurança energética. Até 2050, precisamos ter uma matriz energética 100% renovável para ampliar as possibilidades de manter o planeta abaixo dos limites de aquecimento estipulados no Acordo de Paris.
O investimento em energias renováveis, posiciona Guarujá como um município pioneiro na busca por soluções energéticas sustentáveis. Isso não apenas diminui a emissão de gases poluentes mas também potencializa a economia, atraindo investimentos e criando novas oportunidades de trabalho.
É necessário uma saída coletiva. Por isso, propomos:
- Transição dos ônibus e táxis movidos a combustíveis fósseis para veículos elétricos ou híbridos;
- Instalação de estações de carregamento para veículos elétricos;
- Instalação de turbinas eólicas de pequena escala em telhados de edifícios públicos;
- Implementação de normas e incentivos para construções sustentáveis que utilizem materiais eficientes;
- Financiamento de placas solares nas residências, a partir de uma análise social na cidade, resultando assim, na produção direta de energia pelas famílias, tendo como objetivo principal a geração e compartilhamento de energia solar justa e popular;
- Utilização de resíduos orgânicos urbanos para a produção de biogás, que pode ser utilizado para gerar eletricidade ou calor;
- Campanhas de conscientização para educar a população sobre os benefícios das energias renováveis.