Uma cidade justa se faz com proteção às pessoas vulneráveis e a implementação de políticas que garantam a igualdade de oportunidades. Pessoas em situação de rua são uma realidade triste, e podem ser encontradas em várias regiões da nossa cidade. Essas pessoas sofrem com o preconceito, a falta de oportunidades e a violência.

São vários os fatores que levam as pessoas a viverem em situação de rua: desemprego, miséria, uso de drogas, abandono e questões de saúde mental. Com os aparelhos públicos de atendimento e acolhimento da população funcionando adequadamente, com qualidade e compromisso com suas finalidades, a população em situação de rua tende a diminuir.

A política adequada para lidar com essa questão é a redução de danos e o pleno funcionamento de todos os aparelhos públicos de acolhimento. Infelizmente, muitos governos têm tratado como uma questão de polícia o que, na realidade, se trata de uma questão de saúde e assistência social. A inclusão e proteção da população em situação de rua no Guarujá são essenciais para construir uma cidade mais justa e humana, diante disso, propomos: