Uma das principais áreas atacadas pela extrema direita é a Ciência e Tecnologia. O foco está na supressão da produção de conhecimento, na propagação da desinformação através de notícias falsas, e na negação à ciência para impor sua ideologia fascista.

Qualquer governo comprometido com o desenvolvimento da cidade e com a redução de desigualdades deve investir em ciência e tecnologia para defender os interesses sociais, acabando com a dependência tecnológica. Desta forma, deixaremos de ser um país meramente produtor de commodities.

Além disso, esse investimento é fundamental para salvar vidas frente a crise climática e as recorrentes crises sanitárias. Precisamos incentivar a criação e a implementação de tecnologias que ajudem a promover o bem-estar social e que defendam o meio ambiente, como fontes de energia limpa, tratamentos alternativos do lixo e do esgoto, agroecologia, estratégias de prevenção a desastres climáticos, inteligência de dados para direcionar melhor o investimento em políticas na saúde, educação e demais áreas.

Temos que estabelecer um plano de enfrentamento à desinformação e em defesa da ciência e da tecnologia por um desenvolvimento justo e ecológico.

Para defender os interesses sociais e ambientais do Guarujá, nossas propostas são: