Mal me posto ante o teclado: meus dedos começam a pensar

Compartilhe:

*Por José Manoel Ferreira Gonçalves

Porque Tenho por Hábito Escrever Tanto

Escrever transcende a mera ação de registrar palavras no papel; é uma jornada intelectual e emocional que se inicia com um propósito e um público em mente. Trata-se de um processo multifacetado que começa com o planejamento, avança para a pesquisa e entra na esfera da redação, onde as ideias começam a tomar forma. Seguido pela revisão, onde cada elemento é refinado, conclui com a edição, tentando garantir a forma e o máximo a precisão linguística. Fato é que a escrita é uma habilidade que requer prática e paciência, tornando-se mais rica e fluída com o passar do tempo, por fim se tornando um vício.

Escreva você também

Além de ser um excelente meio de comunicação, a escrita oferece inúmeros benefícios tanto no plano pessoal quanto no profissional. Ela aperfeiçoa a expressão de ideias, acende a chama da criatividade, expande o conhecimento, afia o raciocínio lógico, melhora o manejo da linguagem, e a leitura do escrito permite um vislumbre íntimo da personalidade de quem escreveu. Esses benefícios destacam a escrita como uma habilidade essencial, capaz de enriquecer a experiência humana de maneira imensurável.

A Escrita Como um Espelho da Alma

A escrita não é apenas um processo técnico, mas também um reflexo profundo da alma de quem escreve. Planejar, pesquisar, redigir, revisar, e editar são etapas que permitem aos escritores mergulhar em suas psiques, explorando e expressando suas ideias, emoções e visões de mundo. Esta jornada, embora repleta de desafios, oferece uma oportunidade singular de crescimento pessoal e autoexpressão que seria impossível realizar por meio da mera verbalização. A palavra uma vez pronunciada é intuitiva e o vento leva, mas a palavra escrita é refletida porque permanece.

Escrever é talvez o mais solitário dos atos humanos, é algo que se requer ensimesmamento, mas jamais escrevo sem antes conversar com amigos, debater o tema, ler outros autores. E, depois do texto pronto, antes de publicar peço opinião, sugestão e até, por que que não? Sugestão. Quero dizer com isso que paradoxalmente, qualquer texto tem autores, e não propriamente autor, até porque, não há texto sem contexto.

A Escrita Como Ferramenta de Transformação

A escrita não apenas reflete a realidade como também tem o poder de transformá-la. Ao articular pensamentos e ideias, pelo alcance e perenidade (um livro dura de 300 a 600 anos), a escrita pode mudar perspectivas, influenciar opiniões e até mesmo moldar o curso de eventos. Com sua capacidade de comunicar, informar e persuadir, a escrita é uma ferramenta poderosa de mudança, tanto a nível pessoal quanto global.

Escrever é Viver

Escrever é uma habilidade essencial que oferece benefícios e oportunidades. Não é simplesmente um meio de se comunicar, mas uma forma de expressão que permite ao indivíduo explorar, refletir e crescer. Como prática, a escrita é uma jornada de descoberta pessoal e expressão criativa, que merece ser explorada por aqueles que desejam aprimorar suas habilidades comunicativas e enriquecer suas vidas.

Portanto, cultive o hábito de escrever: é um investimento de energia boa no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Aos poucos, você vai perceber, pelo som, que quando você escreve, chove no seu teclado.

*José Manoel Ferreira Gonçalves é jornalista, engenheiro, escritor e advogado. É presidente da Associação Guarujá Viva, AGUAVIVA, e da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, Ferrofrente. Idealizador do Portal SOS PLANETA.

Fontes de Dados Utilizadas:
Além de trazer minha experiência pessoal, para a elaboração deste artigo, consultei textos acadêmicos que forneceram insights valiosos sobre o processo de escrita e como ele pode ser desenvolvido de maneira eficaz.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email