História das Ferrovias do Brasil, Volume I: Madeira-Mamoré

Edição 1, 2017
Uma das belezas da História é que ela é sempre recontada a partir de uma visão do presente. José Manoel dá uma contribuição para que se recupere todo o passado ferroviário do Brasil e nos obriga a avaliar a importância que esse meio de transporte tem para o atual momento de desenvolvimento da nossa economia. É lamentável que uma parte desse acervo ou se perdeu, ou está em péssimo estado de conservação, mas isso não pode ser um impedimento para a pesquisa histórica e a recuperação de um esforço tão grande do Brasil.
Autor: GONÇALVES, JOSÉ MANOEL FERREIRA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: KOTTER EDITORIAL

Aula de História

Apresentado por Heródoto Barbeiro

Se quisermos progredir, não
devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova.
— Mahatma Ghandi

Povo que não tem história para contar não tem o reconhecimento de outros povos. Há países que sabem disso há muito tempo — por isso sempre incluem no roteiro turístico obrigatório uma visita pelo menos ao museu nacional. Sabem que um pouco de sua civilização será levado na cabeça do turista para que conte quando voltar para a casa. É um bem intangível, mas que marca de forma indelével o local visitado. Há inúmeros exemplos no mundo, e eu mesmo tive oportunidade de conhecer vários museus, um deles na Albânia. Em que pese a pobreza atual da ex-república soviética, o Museu Nacional, em Tirana, é maravilhoso. Não se sai de lá sem livros e lembranças do passado cultuado. O museu marítimo em Talin, na Estônia, também um país pobre, é outro exemplo. Os países ricos têm muito mais para mostrar.

Nós estamos aprendendo a lição. O presente trabalho de José Manoel é uma contribuição importante para a reconstrução da história do Brasil. É uma epopeia pouco conhecida e pouco divulgada nas aulas de história da nossa escola. Os livros didáticos dedicam pouca importância. O presente Madeira-Mamoré resgata uma época importante e dá uma oportunidade para que a sociedade brasileira conheça melhor uma façanha que se iguala ao esforço da abertura do Canal do Panamá pelos americanos, ambos contemporâneos do início do século 20. Esse último, por razões óbvias, muito mais conhecido e divulgado mundialmente.

Uma das belezas da História é que ela é sempre recontada a partir de uma visão do presente. José Manoel dá uma contribuição para que se recupere todo o passado do ferroviarismo do Brasil e nos obriga a avaliar a importância que esse meio de transporte tem para o atual momento de desenvolvimento da nossa economia. É lamentável que uma parte desse acervo ou se perdeu, ou está em péssimo estado de conservação, mas isso não pode ser um impedimento para a pesquisa histórica e a recuperação de um esforço tão grande do Brasil. Este primeiro volume não é uma visão saudosista, pelo contrário, é um desafio para a construção do presente e o futuro do nosso país. Como jornalista e, portanto, leigo também nesse assunto, toda vez que preciso de um especialista para explicar para o público aspectos dos transportes ferroviários, lanço mão do conhecimento e da paciência de José Manoel, a quem, a partir deste trabalho de fôlego, considero também um historiador.

Heródoto Barbeiro é jornalista, âncora do jornal da Record News e professor emérito da ESPM.

Lançamento do livro História das Ferrovias no Brasil e Coffee Break

Trata-se de um livro que conta da história ferrovia histórica e quase inacreditável Madeira Mamoré, de forma acessível e com visão crítica dos acontecimentos. Analisa, por um lado, o pioneirismo e heroísmo dos valorosos brasileiros que a empreenderam e, de outro lado, os interesses internacionais envolvidos e o alto custo em vidas humanas.

CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO: “História das Ferrovias do Brasil”

Você é nosso (a) convidado (a) para o lançamento, na sexta-feira (22/09), às 16h00, do livro “História das Ferrovias do Brasil” – Volume 1 – Madeira Mamoré”, de José Manoel Ferreira Gonçalves. Editado pela Kotter Editorial, trata-se de uma obra que fala da história da ferrovia e da inacreditável Madeira Mamoré, de forma acessível e com visão crítica dos acontecimentos. Analisa, por um lado, o pioneirismo e heroísmo dos valorosos brasileiros que a empreenderam e, de outro lado, os interesses internacionais envolvidos e o alto custo em vidas humanas. O lançamento acontecerá na 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, que será realizada de 19 a 22 de setembro de 2017, na Universidade Paulista UNIP, no Campus Paraíso, em São Paulo.

Depoimento

O doutor em engenharia, também advogado e jornalista, e amigo José Manoel entende bem essas questões e suas implicações. Transformou-se num incansável guerreiro de vanguarda dessa causa ferroviária no país. Com sua liderança, iniciativa e devotamento à causa, tem contribuído junto às entidades representativas, universidades, partidos políticos e poderes públicos para conscientizar a opinião pública e fazer as coisas acontecerem. (Allen Habert é engenheiro de produção, Diretor do SEESP e CNTU)

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