A Estância de Guarujá, 05 de abril de 2024 Nesta edição damos sequência a Coluna Guarujá Nas Eleições 2024, destacando a entrevista com José Manoel Ferreira Gonçalves, pré-candidato a prefeito em Guarujá, recentemente filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Descendente de portugueses, ele é um ativista político apaixonado pela defesa dos interesses públicos e dos direitos comuns da sociedade. Com formações em Engenharia Civil, Jornalismo, Direito e Ciência Política, possui uma ampla base de conhecimento que o impulsionou a participar de diversas áreas de atuação.
Especialmente no campo da engenharia ferroviária e da sustentabilidade. Fundador e presidente da ONG FerroFrente e da Associação Guarujá Viva, é um defensor das ferrovias e do desenvolvimento sustentável.
Desenvolveu o Portal SOS Planeta e integra conselhos voltados à engenharia e mobilidade urbana focada na democracia e sustentabilidade. Como escritor, tem 14 publicações abrangendo suas especialidades, incluindo o papel das ferrovias no sistema de transportes e crônicas sobre a política do Guarujá.
Atuou como professor, reportou para a Jovem Pan e desempenhou papéis relevantes na UNIP, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e entidades de engenharia, arquitetura e agronomia, reforçando seu compromisso com a educação e o meio ambiente.
José Manoel preside a Associação Guarujá Viva (Aguaviva), entidade sem fins lucrativos que denuncia os problemas e mazelas da Cidade e cobra providências das autoridades em todos os âmbitos.
Nascido em São Paulo, ele divide seu tempo entre Guarujá e a capital de São Paulo. “Adotei Guarujá como a minha casa desde criança. Vivi grandes momentos da minha vida, juntamente com minha esposa e filhos nesta Cidade”, diz o pós-doutor em Transportes e Meio Ambiente pela Universidade de Lisboa, Portugal.
O amor pelo Guarujá fica evidente quando visita os bairros e praias e conversa com moradores e turistas. Por outro lado, não esconde a decepção com o abandono encontrado em todos os cantos resultado das últimas administrações do Município.
“Trago comigo um compromisso firme e inabalável, que é construir, em conjunto com toda a população guarujaense, uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável”, afirma.
José Manoel garante que tem percorrido os bairros e conversado com os moradores e ouvido suas histórias. “São relatos de luta, de esperança e, muitas vezes, de desilusão. A desigualdade que marca Guarujá é uma ferida aberta, que precisa ser curada com urgência”.
“Enquanto a beleza da orla encanta turistas e visitantes, as periferias clamam por atenção. Falta infraestrutura básica, faltam oportunidades, falta o reconhecimento da dignidade de seus habitantes. Essa realidade precisa mudar, e eu me comprometo a ser um agente dessa transformação”.
Para deixar registrado e evitar o blá-blá-blá do período eleitoral, José Manoel resolveu transformar em livro todas as suas propostas para a Cidade. “Já escrevi sobre corrupção e como Guarujá saiu das páginas de turismo e lazer e migrou para as páginas policiais. Agora, apresento propostas concretas para diversas áreas, como educação, saúde, cultura, esporte, segurança pública, meio ambiente e desenvolvimento econômico. Será a base para a criação de nosso Plano de Governo, que será construído em conjunto com os demais membros do partido em reuniões semanais”.
Todas as áreas precisam de máxima atenção do próximo governante. Ele cita, por exemplo, que na educação, o foco será na qualidade do ensino e na valorização dos profissionais da área.
“Implementaremos a educação em tempo integral, investiremos em infraestrutura escolar e na formação continuada dos professores”, destaca. Já na saúde, o objetivo é garantir um sistema público de qualidade, com acesso universal e atendimento humanizado, com o fortalecimento da atenção básica, ampliando o programa de Saúde da Família e investindo em saúde mental.
Outro grande problema é a segurança pública, já que Guarujá vem constantemente ocupando o noticiário policial com informações sobre crimes ocorridos na Cidade. “A segurança pública será repensada, com foco na prevenção da violência e no respeito aos direitos humanos. Vamos fortalecer a Guarda Civil Municipal, investindo em inteligência e prevenção e promovendo sempre cultura da paz”.
Um ponto crucial que afeta muitas famílias guarujaenses é a falta de emprego e renda. O também advogado cita que no desenvolvimento econômico, o foco será na geração de emprego e renda, com apoio ao microempreendedorismo, à economia solidária e ao cooperativismo.
“Não podemos esperar mais. Temos que criar empregos para quem mais precisa. Guarujá não pode continuar sendo fornecedora de mão obra para as outras cidades da Baixada Santista. Precisamos cuidar da nossa casa em primeiro lugar. Criar condições de segurar nossa força de trabalho por aqui”, diz.
“Tudo que nós apresentamos precisa da participação popular para acontecer. Guarujá tem um enorme potencial para se tornar uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Com o compromisso de todos, podemos construir um futuro em que a justiça social, a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente sejam realidade”, finalizou.
Entrevista publicada no Jornal A Estância de Guarujá de 05 de abril de 2024 https://www.estanciadeguaruja.com.br/defensor-do-desenvolvimento-sustentavel-jose-manoel-quer-transformar-guaruja