*José Manoel Ferreira Gonçalves
Candidato a prefeito do Guarujá, pelo PSol
O Ciclismo como Ferramenta de Saúde e Sustentabilidade
O ciclismo é uma solução de mobilidade sustentável que oferece benefícios expressivos tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente. Em cidades ao redor do mundo, o uso da bicicleta tem se mostrado eficaz na redução de doenças crônicas e na mitigação das mudanças climáticas. No entanto, o Brasil como um todo e especialmente aqui o Guarujá ainda está distante de explorar plenamente esse potencial, principalmente devido à falta de infraestrutura adequada e políticas públicas insuficientes para incentivar essa prática.
Impactos na Saúde Pública
Pedalar regularmente pode ser uma das estratégias mais eficazes para combater problemas de saúde como doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo 2. Em países europeus, onde o ciclismo é mais comum, há uma correlação clara entre o aumento da mobilidade ativa e a redução de mortalidade precoce. Por exemplo, em um estudo realizado em diversas cidades europeias, observou-se que aqueles que trocaram uma viagem de carro por uma de bicicleta diariamente reduziram suas emissões de carbono em cerca de 0,5 toneladas por ano, o que também impacta positivamente na saúde pública ao diminuir a poluição do ar(Imperial College London).
Contribuições para o Meio Ambiente
O setor de transporte é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. A substituição do carro pela bicicleta para deslocamentos diários poderia reduzir significativamente essas emissões. Um estudo do Imperial College London revelou que, se apenas 10% da população trocasse o carro pela bicicleta uma vez por semana, haveria uma redução de até 4% nas emissões totais de CO₂ relacionadas ao transporte (Imperial College London). Esse impacto ambiental positivo seria ainda mais pronunciado em países com alta dependência de veículos motorizados, como o Brasil.
Necessidade de Políticas Públicas e Infraestrutura
Para que o ciclismo se torne uma opção viável no Brasil, e notadamente no Guarujá, é fundamental que haja investimentos em infraestrutura, como ciclovias seguras e conexões com outros meios de transporte. Além disso, as políticas públicas devem focar na promoção do ciclismo como uma alternativa saudável e sustentável, ao mesmo tempo em que garantem a segurança dos ciclistas. Experiências internacionais mostram que a adoção de estratégias como a “Safe System” pode ajudar a reduzir acidentes e tornar o ciclismo uma opção mais atraente e segura (World Health Organization)
Um Caminho para um Futuro Sustentável
Promover o ciclismo é investir em um futuro mais saudável e sustentável para o Guarujá que, como cidade turística, sentirá mais que qualquer outra cidade os benefícios. Os benefícios do ciclismo para a saúde pública e o meio ambiente são amplamente reconhecidos, mas ainda subutilizados. Com um maior comprometimento político e social, o Brasil pode aproveitar esse potencial para enfrentar de maneira eficaz os desafios da saúde pública e das mudanças climáticas.
Quem é José Manoel?
*José Manoel é pós-doutor em Engenharia, jornalista, escritor e advogado, com uma destacada trajetória na defesa de áreas cruciais como transporte, sustentabilidade, habitação, educação, saúde, assistência social, meio ambiente e segurança pública.
Ele é o fundador da FerroFrente, uma iniciativa que visa promover o transporte ferroviário de passageiros no Brasil, e da Associação Água Viva, que fortalece a participação da sociedade civil nas decisões do município de Guarujá.
Em 2024, José Manoel concorre à Prefeitura de Guarujá, a cidade que o acolheu e que ele defende com incansável dedicação.