Aprovada comissão de impeachment

Em sessão da Câmara Municipal de Guarujá da última terça-feira, 05/04, nosso pedido de impeachment em desfavor do atual prefeito, Valter Suman, foi lido e aprovado por unanimidade.

A Câmara Municipal de Guarujá, aprovou, nesta terça-feira (5), por unanimidade, a abertura de uma Comissão Processante para analisar novo pedido de impeachment contra o prefeito Válter Suman (PSDB). A decisão ocorre após o chefe do Executivo municipal ser alvo da 2ª fase da Operação Nácar, que é conduzida pela Polícia Federal e o aponta como o suposto líder de uma facção criminosa que desvia dinheiro público.

A formação da nova Comissão Processante foi confirmada na 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde desta terça. A decisão ocorre após o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves protocolar um segundo pedido de impeachment de Suman.

Assista Jornal Tribuna 2ª. Edição exibido em 05 de abril de 2022.

No pedido, Gonçalves destaca que alguns vereadores da Casa também são citados no inquérito da PF, por terem sido beneficiados para favorecer o prefeito, e que deveriam ser impedidos de participar da Comissão. Este pedido com relação ao Legislativo, no entanto, foi negado pela Câmara.

“A cidade precisa sair disso, precisamos urgentemente vencer essa etapa, é um momento muito difícil”, diz o engenheiro, que também foi o autor do primeiro pedido de impeachment do prefeito, em 2021. Agora, após a segunda fase da operação da PF, ele afirma que tem uma expectativa positiva quanto ao julgamento do impeachment. “Esta é uma medida importante, porque seria um afastamento definitivo”.

Na mesma sessão, também foi confirmado que serão integrantes da Comissão Processante os vereadores Santiago dos Santos Angelo (PP) – como membro da comissão -, Fernando Martins Peitola (MDB) – como relator -, e Carlos Vargas (PTB) – como presidente.

O vereador Santiago é citado no mesmo inquérito da Polícia Federal em que o prefeito é investigado, e, após ser sorteado, tentou declinar da participação, mas foi impedido pela Câmara.

Clique nos links a seguir e veja a repercussão do caso

https://globoplay.globo.com/v/10457562/

https://globoplay.globo.com/v/10459130/

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/guaruja-camara-abre-nova-comissao-para-investigar-valter-suman/155534/

https://www.atribuna.com.br/noticias/politica/camara-de-guaruja-aprova-comissao-do-impeachment-que-analisara-cassacao-do-mandato-de-valter-suman

https://www.bs9.com.br/litoral/camara-aprova-comissao-para-analisar-pedido-de-impeachment-de-valter/3866/

https://www.radioilhafm.com.br/news-camara-de-guaruja-aprova-abertura-de-nova-comissao-processante-para-analise-de-pedido-de-impeachment-do-prefeito

https://www.istoedinheiro.com.br/ong-agua-viva-pede-impeachment-de-valter-sulman-prefeito-afastado-do-guaruja/

https://redenoticiaz.com.br/litoralsp/2022/04/05/comissao-processante-de-pedido-de-impeachment-do-prefeito-de-guaruja-e-autorizada