Aos Engenheiros

Compartilhe:

Por José Manoel Ferreira Gonçalves

Prezadas Engenheiras, prezados Engenheiros,

Em cada espaço que habitamos, em cada trajeto que percorremos, em cada recurso que utilizamos com segurança e eficiência, lá está a Engenharia — discreta, precisa e indispensável. Vivemos em casas, trabalhamos em edifícios, nos deslocamos por pontes, ruas, trens, automóveis e metrôs, e em quase todas as atividades estamos respaldados e protegidos por estruturas da engenharia. Ela está no visível e no invisível; no alicerce e na rede; na forma e na função.

A Engenharia é a ciência em favor da sociedade. É ela quem transforma conhecimento em bem-estar, necessidade em solução, risco em proteção. É, também, a ciência que torna o viver uma graça, ao organizar o caos com lógica, ética e criatividade. Por isso, dirijo-me hoje a todos vocês com o reconhecimento que cabe aos que constroem o presente e preparam o futuro.

Neste dezembro, celebramos o Dia do Engenheiro (11 de dezembro) — uma data que homenageia todos nós que impulsionamos o desenvolvimento do Brasil com técnica e compromisso. Mas vale lembrar e valorizar também as demais datas importantes que destacam especialidades fundamentais:

  • 25 de outubro, Dia do Engenheiro Civil e da Construção Civil, em homenagem à beatificação de Frei Galvão, padroeiro da construção civil.
  • 27 de novembro, Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho, data da promulgação da lei que regulamentou essa essencial profissão.

Cada uma dessas áreas é um pilar que sustenta a sociedade. A engenharia move o homem no tempo e no espaço, molda paisagens e cria conexões. Ela constrói cidades, otimiza sistemas, promove acessibilidade, gera energia, garante água, amplia a comunicação, melhora o transporte.

E este é um tempo em que precisamos ainda mais da engenharia — para tornar o autotransporte uma experiência de baixo impacto, para planejar o desenvolvimento com menos desigualdade e mais sustentabilidade, e para projetar soluções que respeitem o planeta e suas futuras gerações.

Mais que uma profissão, a Engenharia é um compromisso com o futuro. Ela tende às galáxias, sem nunca perder o chão. Ela sonha alto, mas com base firme. É por isso que, a cada engenheira e engenheiro, deixo minha gratidão e meu reconhecimento. Sigamos juntos, projetando, calculando e construindo pontes — reais e simbólicas — que levem o Brasil para um tempo melhor.

Com respeito,
José Manoel Ferreira Gonçalves

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email