Eng. José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente, participa da 1ª Conferência Nacional de Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe:

No dia 10 de abril de 2024, o Dia da Engenharia no Brasil foi marcado pela realização da 1ª Conferência Nacional de Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Protagonismo e Retomada da Engenharia, da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Nova Indústria do Brasil”. O evento ocorreu no emblemático Auditório da Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina, em São Paulo, como parte integrante da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido, convocada pela Presidência da República Federativa do Brasil, conforme Decreto nº 11.596/2023. Nesse ambiente vibrante, o Eng. José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente, Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, utilizou seu espaço de fala para defender o transporte ferroviário no Brasil.

Em sua fala, Jsoé Manoel homenageou a Mão Aberta de Niemeyer, escultura no Memorial da América Latina como símbolo dos homens que lutaram pela liberdade e justiça, enaltecendo o Dia da Engenharia em que a conferência transcorreu. Destacou a importância da volta da ferrovia, outrora tão querida pelas pessoas e provedora do transporte barato e seguro do café das terras do interior ao porto marítimo, para integrar o país continental que é o Brasil e o próprio continente, transpondo a Cordilheira dos Andes. A soberania também depende do transporte, o trem é barato, seguro e não poluente e pode gerar encomendas à indústria ferroviária nacional, transportando passageiros em longa distância, além de cargas.

Desenvolver a malha ferroviária nacional e continental, para cargas e passageiros, gerando encomendas para a indústria nacional

Durante décadas, nosso país deixou o trem de lado, preferindo um sistema rodoviário que, além de custoso e poluidor, não atende bem às longas distâncias do nosso Brasil continental. É hora de mudar essa situação! Temos o prazer de convidá-lo a para a leitura do artigo “O Trem da Transformação: Mobilidade Inteligente para um Brasil Mais Justo”, escrito por José Manoel Ferreira Gonçalves, exclusivamente para a Conferência.

O evento foi promovido pelas entidades Engenharia pela Democracia (EngD), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Fundação Memorial da América Latina (FMAL) com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e promover a colaboração entre setores público e privado, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups. Os trabalhos foram abertos com saudações dos organizadores do evento: Miguel Manso Perez, pela EngD; Mirlene Fátima Simões, da SBPC; e Paulo Lannes, da FMAL. Miguel Manso Perez, coordenador do evento e Diretor de Políticas Públicas da Engenharia pela Democracia, destacou a importância da engenharia como um direito do cidadão e anunciou que o debate inauguraria um processo culminando ainda este ano no Fórum da Engenharia e em uma Conferência própria em futuro próximo.

Evento completo e Relatório da 1ª Conferência Nacional de Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email