A luta por um CREA-SP democrático e a serviço dos interesses da categoria sofreu mais um revés na data de hoje, 8 de janeiro.
Em uma reação contra o texto em que denunciamos a intenção da atual diretoria de realizar sem transparência uma permuta dos imóveis da entidade (avaliados em R$ 200 milhões), constituindo dessa forma flagrante ameaça ao patrimônio do Conselho, a página em que disponibilizamos conteúdo no YouTube foi temporariamente suspensa, em virtude de denúncias, certamente orquestradas por quem está incomodado com a repercussão dos fatos que levamos ao conhecimento da Engenharia e da sociedade.
Não há no conteúdo do canal nada que justifique as denúncias. A notícia de que existe uma proposta de permuta do CREA-SP levada adiante de forma precipitada foi divulgada, inclusive, por órgãos da imprensa, como o Estadão e a rádio Jovem Pan, entre outros veículos.
Lamentamos mais esta atitude de desrespeito à democracia, ainda que essa tentativa de cerceamento não nos surpreenda, diante de todo o recente histórico de total desprezo que o interesse comum enfrentou nos últimos meses, em todos os assuntos relacionados ao CREA-SP.
Estamos tomando as medidas necessárias para reativar o canal no YouTube e mantê-lo, dessa forma, à disposição de todos, em defesa da democracia.
José Manoel Ferreira Gonçalves
Engenheiro, jornalista, advogado, professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, integrante do Engenheiros pela Democracia e presidente da Ferrofrente.